1. Identificação | |
Tipo de Referência | Relatório (Report) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/42QM8NB |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.07.18.33 |
Última Atualização | 2020:07.07.18.33.27 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.07.18.33.27 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:09.14.20.06.59 (UTC) administrator |
Chave de Citação | PeresRicc:2014:PrSiCo |
Título | Projeto de um sistema de controle de atitude que utiliza um volante de inércia suspenso por dois eixos cardan |
Ano | 2014 |
Data de Acesso | 05 maio 2024 |
Tipo | RDP |
Número de Páginas | 39 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 740 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Peres, Raphael Willian 2 Ricci, Mário César |
Identificador de Curriculo | 1 2 8JMKD3MGP5W/3C9JHS5 |
Grupo | 1 2 DMC-ETE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 FATESF 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 raphael-peres@hotmail.com 2 mariocesarricci@uol.com.br |
Instituição | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2020-07-07 18:33:27 :: simone -> administrator :: 2022-09-14 20:06:59 :: administrator -> simone :: 2014 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | controle de atitude inércia eixo cardan |
Resumo | O objetivo final deste trabalho, o qual tem prazo para finalização em julho de 2015, é aplicar a teoria clássica de controle no projeto de um sistema de controle de atitude de satélites. Pretende-se com este trabalho apresentar os procedimentos de projeto para um sistema de controle de atitude contendo um volante de inércia suspenso por dois eixos cardan (gimbals), para um satélite estabilizado em três eixos numa órbita geoestacionária. A utilização de um volante de inércia com dois eixos cardan é uma opção bastante interessante porque, com apenas um dispositivo, é possível controlar o torque em torno dos três eixos do veículo, através do controle de velocidade da roda e do fenômeno do girotorqueamento com dois graus de liberdade. Se o tamanho da roda e a velocidade são determinados adequadamente é possível cancelar torques cíclicos sem empregar jatos de gás, usando-os apenas periodicamente para cancelar torques de perturbação seculares (que crescem linearmente com o tempo). Nesse sistema, baseado em um volante de inércia, é necessário apenas um sensor de arfagem/rolamento (sensor de Terra) para a manutenção precisa da atitude. Diferentemente de sistemas de controle baseados em expulsão de massa, os quais têm necessidade de utilização contínua de propulsores, além dos sensores de rolamento, arfagem e guinada. Considera-se que o satélite está na trajetória nominal em órbita e, portanto, que a fase de aquisição da atitude já tenha transcorrido. Serão determinados propriedades específicas, leis de controle e parâmetros do sistema com o intuito de anular o torque de perturbação de pressão de radiação e o torque devido ao desalinhamento dos propulsores do sistema de controle de órbita. Será analisada a estabilidade do sistema de controle e serão obtidas respostas para torques de perturbação impulsivos, em degrau e cíclico. Até o presente momento, foi obtida toda a base teórica necessária para o desenvolvimento do projeto através de estudos preliminares. Também foram obtidas as equações não lineares de movimento, partindo do pressuposto que o satélite é um corpo rígido com uma roda de inércia capaz de gerar momento angular internamente, o qual somado com o momento angular do veículo fornece o momento angular total. Os torques que agem sobre o satélite, que foram considerados no modelo, são os torques de distúrbio devido à pressão de radiação solar, torques de desalinhamentos do vetor empuxo dos jatos de gás e o torque devido ao gradiente de gravidade. O objetivo, a partir de agora, é obter as três equações linearizadas para os movimentos de rolamento, arfagem e guinada, em torno das condições nominais e realizar o controle nos três eixos. |
Área | ETES |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDMC > Projeto de um... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2014 > Projeto de um... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42QM8NB |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42QM8NB |
Arquivo Alvo | Raphael Willian Peres.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/446AF4B 8JMKD3MGPDW34P/478H8PH |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.56 3 sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46 1 |
Divulgação | BNDEPOSITOLEGAL |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
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6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
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7. Controle da descrição | |
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